Pular para o conteúdo principal

PLANO DE ENSINO

INFORMÁTICA NA SAÚDE - 60 HORAS


EMENTA

Esta disciplina visa inserir o aluno no mundo da informática, principalmente no que diz respeito a associação desta com os sistemas de informações em serviços de saúde no âmbito municipal, estadual e federal como por exemplo o SIM, SINASC, SINAN, etc. Além disso visa também dar os conhecimentos necessários aos alunos para que possam  entender e desenvolver sites na Internet (Front Page e Flog ), prontuários eletrônicos, terem apoio a diagnósticos, além de organizar e        participar de vídeo-conferência e tele-conferência. Os conhecimentos adquiridos serão consolidados através de exercícios e atividades práticas correlacionadas

OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Ao término da disciplina o aluno deverá estar apto a:
- Entender os principais sistemas de informação utilizados na saúde pública ou privada
- Conhecer o conceito de prontuário eletrônico do paciente.
- Conhecer o status atual da área de informática - equipamentos e aplicativos - e suas aplicações para a saúde;
- Conhecer, interpretar e aplicar os elementos subsidiários para a avaliação ética e crítica das informações digitais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 Unidade I - Introdução Histórica e conceitos básicos sobre Informática
2 - Conceitos
3 - Equipamentos
4 - Sistemas operacionais

6 Unidade II – Softwares aplicativos
7 - TELEDUC
8 - Office aplicado
9 - WinZip

Unidade III – Introdução à Internet
- MS Internet Explorer
- Pesquisas na literatura científica apoiados pela informática
- Ética na Informática

Unidade IV – Apresentação de principais sites da área da saúde
- SIM
- SINASC
- SINAN

Unidade V – Introdução ao desenvolvimento de Sites na Internet
- Front Page
- Flog

Unidade VI – Prontuários eletrônicos
- Conceitos básicos

- Utilização das principais ferramentas

Unidade VII – Apoio a diagnósticos
- Recuperação de Informações em Histórico Médico.
- Introdução aos bancos de dados.

Unidade VIII – Vídeo-conferência e tele-conferência
- Imagens médicas.

METODOLOGIA

O desenvolvimento metodológico para o processo ensino aprendizagem na abordagem do conteúdo da disciplina constará de aulas expositivas e participativas, estudos dirigidos em grupos, análise de textos e pesquisas bibliográficas, além de aulas práticas (Internet) e demonstrativas utilizando projeções em circuito fechado de TV.


SISTEMA DE AVALIAÇÃO

O aproveitamento do aluno será feito por meio de avaliações, de acordo com as normas da
UFMA, constando de duas (2) formas avaliativas:
1 Avaliação formativa - pelo processo contínuo de desempenho como assiduidade, pontualidade e participação nas aulas e nos trabalhos realizados.
2 Avaliação somativa - através das atividades individuais como avaliações regimentais                segundo as Normas Institucionais. A avaliação de competência é realizada no campo de atividade prática, estando centrada, prioritariamente, no fazer, em que as habilidades e as atitudes dos discentes são o foco da avaliação.


RECURSOS DIDÁTICOS

Como recursos didáticos destinados ao cumprimento das atividades educacionais programadas, serão utilizados: computador ligado a internet, data-show, projeções em circuito fechado de TV, quadro branco, apagador, textos relacionados, palestras e outros conforme a necessidade.


BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica
TURBAN, Efraim. Comércio Eletrônico; estratégia e gestão. São Paulo: Pearson
Prentice hall, 2004.
NORTON, Peter. Introdução à informática. São Paulo: Makron, 1996.
SANTANA FILHO, Ozeas Vieira. Introdução à Internet: Tudo que você precisa saber
para navegar bem na rede. 6. ed. São Paulo: Senac, 2005.334p.
O’BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da
Internet. São Paulo: Saraiva, 2004.

Bibliografia Complementar
DATE, C. J. – Introdução a Sistemas de Banco de Dados. Rio de Janeiro: Campus,
2004.
MARÇULA. Marcelo, Fernando de C. Informática: conceitos básicos. São Paulo: Érica,
2005.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÕES MOODLE II

Iniciado em Estado Concluída em Tempo empregado Avaliar 7,0 Questão  1 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão Texto da questão Você deseja enviar sua excelente apresentação do curso feita no MS Powerpoint ™, para que seus alunos possam visualizá-la novamente. Seu navegador é o Google Chrome. Qual desses métodos você poderá utilizar? Selecione todos que se aplicam. Escolha uma ou mais: a.  Arrastar e soltar do seu computador.   Correto! isso funciona com a maioria dos navegadores. Caso contrário, verifique as configurações do seu navegador e do Moodle com o seu administrador. Também existe outro método correto. b.  Copiando e colando. c.  Escolhendo 'Arquivo' no seletor de atividades.   Correto! Este método funciona com todos os navegadores. Também existe outro método correto. Feedback Sua resposta está correta. As respostas corretas são: Arrastar e soltar do seu computador., Escolhendo 'Arquivo' no seletor de a

QUESTÕES MOODLE I

Qual é o nome dessa área do Moodle que você pode ver no canto superior direito quando está logado? Escolha uma: a.  Painel b.  Menu do usuário   Sim, está correto  c.  Link do perfil Feedback Sua resposta está correta. A resposta correta é: Menu do usuário. Questão  2 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão Texto da questão O que pode ser encontrado no seu painel? Você pode escolher mais de uma opção. Escolha todas que se aplicam. Lembre-se de que estamos usando a versão mais recente do Moodle, com a visão geral dos cursos. Escolha uma ou mais: a.  Percentual de progresso nos cursos   b.  Links para atividades que precisam de atenção   c.  Cursos em andamento, passados e futuros   Feedback Sua resposta está correta. As respostas corretas são: Percentual de progresso nos cursos, Links para atividades que precisam de atenção, Cursos em andamento, passados e futuros Questão  3 Correto Atingiu 1

QUESTÕES MOODLE IV

Iniciado em quinta, 2 jul 2020, 11:47 Estado Finalizada Concluída em quinta, 2 jul 2020, 11:53 Tempo empregado 5 minutos 48 segundos Avaliar 8,00  de um máximo de 10,00( 80 %) Questão  1 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão Texto da questão O recurso página é ideal para apresentar textos, diretamente para seus estudantes, sem a necessidade de baixar um arquivo e ter o programa para abri-lo. Escolha uma opção: Verdadeiro   Falso Feedback Correto. Com a página, você poderá inserir seu texto, diretamente no Moodle. A resposta correta é 'Verdadeiro'. Questão  2 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão Texto da questão Laboratório de avaliação é uma atividade avançada do Moodle. Ela permite que você faça uma avaliação em pares em sua turma. Escolha uma opção: Verdadeiro   Falso Feedback Correto. Conforme você evoluir no Moodle poderá se sentir confortável para usar recursos mais avança