INFORMÁTICA NA SAÚDE - 60 HORAS
EMENTA
Esta disciplina visa inserir o aluno no mundo da informática, principalmente no que diz respeito a associação desta com os sistemas de informações em serviços de saúde no âmbito municipal, estadual e federal como por exemplo o SIM, SINASC, SINAN, etc. Além disso visa também dar os conhecimentos necessários aos alunos para que possam entender e desenvolver sites na Internet (Front Page e Flog ), prontuários eletrônicos, terem apoio a diagnósticos, além de organizar e participar de vídeo-conferência e tele-conferência. Os conhecimentos adquiridos serão consolidados através de exercícios e atividades práticas correlacionadas
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Ao término da disciplina o aluno deverá estar apto a:
- Entender os principais sistemas de informação utilizados na saúde pública ou privada
- Conhecer o conceito de prontuário eletrônico do paciente.
- Conhecer o status atual da área de informática - equipamentos e aplicativos - e suas aplicações para a saúde;
- Conhecer, interpretar e aplicar os elementos subsidiários para a avaliação ética e crítica das informações digitais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 Unidade I - Introdução Histórica e conceitos básicos sobre Informática
2 - Conceitos
3 - Equipamentos
4 - Sistemas operacionais
6 Unidade II – Softwares aplicativos
7 - TELEDUC
8 - Office aplicado
9 - WinZip
Unidade III – Introdução à Internet
- MS Internet Explorer
- Pesquisas na literatura científica apoiados pela informática
- Ética na Informática
Unidade IV – Apresentação de principais sites da área da saúde
- SIM
- SINASC
- SINAN
Unidade V – Introdução ao desenvolvimento de Sites na Internet
- Front Page
- Flog
Unidade VI – Prontuários eletrônicos
- Conceitos básicos
- Utilização das principais ferramentas
Unidade VII – Apoio a diagnósticos
- Recuperação de Informações em Histórico Médico.
- Introdução aos bancos de dados.
Unidade VIII – Vídeo-conferência e tele-conferência
- Imagens médicas.
METODOLOGIA
O desenvolvimento metodológico para o processo ensino aprendizagem na abordagem do conteúdo da disciplina constará de aulas expositivas e participativas, estudos dirigidos em grupos, análise de textos e pesquisas bibliográficas, além de aulas práticas (Internet) e demonstrativas utilizando projeções em circuito fechado de TV.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
O aproveitamento do aluno será feito por meio de avaliações, de acordo com as normas da
UFMA, constando de duas (2) formas avaliativas:
1 Avaliação formativa - pelo processo contínuo de desempenho como assiduidade, pontualidade e participação nas aulas e nos trabalhos realizados.
2 Avaliação somativa - através das atividades individuais como avaliações regimentais segundo as Normas Institucionais. A avaliação de competência é realizada no campo de atividade prática, estando centrada, prioritariamente, no fazer, em que as habilidades e as atitudes dos discentes são o foco da avaliação.
RECURSOS DIDÁTICOS
Como recursos didáticos destinados ao cumprimento das atividades educacionais programadas, serão utilizados: computador ligado a internet, data-show, projeções em circuito fechado de TV, quadro branco, apagador, textos relacionados, palestras e outros conforme a necessidade.
BIBLIOGRAFIA
Bibliografia Básica
TURBAN, Efraim. Comércio Eletrônico; estratégia e gestão. São Paulo: Pearson
Prentice hall, 2004.
NORTON, Peter. Introdução à informática. São Paulo: Makron, 1996.
SANTANA FILHO, Ozeas Vieira. Introdução à Internet: Tudo que você precisa saber
para navegar bem na rede. 6. ed. São Paulo: Senac, 2005.334p.
O’BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da
Internet. São Paulo: Saraiva, 2004.
Bibliografia Complementar
DATE, C. J. – Introdução a Sistemas de Banco de Dados. Rio de Janeiro: Campus,
2004.
MARÇULA. Marcelo, Fernando de C. Informática: conceitos básicos. São Paulo: Érica,
2005.
EMENTA
Esta disciplina visa inserir o aluno no mundo da informática, principalmente no que diz respeito a associação desta com os sistemas de informações em serviços de saúde no âmbito municipal, estadual e federal como por exemplo o SIM, SINASC, SINAN, etc. Além disso visa também dar os conhecimentos necessários aos alunos para que possam entender e desenvolver sites na Internet (Front Page e Flog ), prontuários eletrônicos, terem apoio a diagnósticos, além de organizar e participar de vídeo-conferência e tele-conferência. Os conhecimentos adquiridos serão consolidados através de exercícios e atividades práticas correlacionadas
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Ao término da disciplina o aluno deverá estar apto a:
- Entender os principais sistemas de informação utilizados na saúde pública ou privada
- Conhecer o conceito de prontuário eletrônico do paciente.
- Conhecer o status atual da área de informática - equipamentos e aplicativos - e suas aplicações para a saúde;
- Conhecer, interpretar e aplicar os elementos subsidiários para a avaliação ética e crítica das informações digitais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 Unidade I - Introdução Histórica e conceitos básicos sobre Informática
2 - Conceitos
3 - Equipamentos
4 - Sistemas operacionais
6 Unidade II – Softwares aplicativos
7 - TELEDUC
8 - Office aplicado
9 - WinZip
Unidade III – Introdução à Internet
- MS Internet Explorer
- Pesquisas na literatura científica apoiados pela informática
- Ética na Informática
Unidade IV – Apresentação de principais sites da área da saúde
- SIM
- SINASC
- SINAN
Unidade V – Introdução ao desenvolvimento de Sites na Internet
- Front Page
- Flog
Unidade VI – Prontuários eletrônicos
- Conceitos básicos
- Utilização das principais ferramentas
Unidade VII – Apoio a diagnósticos
- Recuperação de Informações em Histórico Médico.
- Introdução aos bancos de dados.
Unidade VIII – Vídeo-conferência e tele-conferência
- Imagens médicas.
METODOLOGIA
O desenvolvimento metodológico para o processo ensino aprendizagem na abordagem do conteúdo da disciplina constará de aulas expositivas e participativas, estudos dirigidos em grupos, análise de textos e pesquisas bibliográficas, além de aulas práticas (Internet) e demonstrativas utilizando projeções em circuito fechado de TV.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
O aproveitamento do aluno será feito por meio de avaliações, de acordo com as normas da
UFMA, constando de duas (2) formas avaliativas:
1 Avaliação formativa - pelo processo contínuo de desempenho como assiduidade, pontualidade e participação nas aulas e nos trabalhos realizados.
2 Avaliação somativa - através das atividades individuais como avaliações regimentais segundo as Normas Institucionais. A avaliação de competência é realizada no campo de atividade prática, estando centrada, prioritariamente, no fazer, em que as habilidades e as atitudes dos discentes são o foco da avaliação.
RECURSOS DIDÁTICOS
Como recursos didáticos destinados ao cumprimento das atividades educacionais programadas, serão utilizados: computador ligado a internet, data-show, projeções em circuito fechado de TV, quadro branco, apagador, textos relacionados, palestras e outros conforme a necessidade.
BIBLIOGRAFIA
Bibliografia Básica
TURBAN, Efraim. Comércio Eletrônico; estratégia e gestão. São Paulo: Pearson
Prentice hall, 2004.
NORTON, Peter. Introdução à informática. São Paulo: Makron, 1996.
SANTANA FILHO, Ozeas Vieira. Introdução à Internet: Tudo que você precisa saber
para navegar bem na rede. 6. ed. São Paulo: Senac, 2005.334p.
O’BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da
Internet. São Paulo: Saraiva, 2004.
Bibliografia Complementar
DATE, C. J. – Introdução a Sistemas de Banco de Dados. Rio de Janeiro: Campus,
2004.
MARÇULA. Marcelo, Fernando de C. Informática: conceitos básicos. São Paulo: Érica,
2005.
Comentários
Postar um comentário